Vender e não enxergar o dinheiro é muito ruim, mas será que você está vendendo da forma correta?

Vender exige conhecimento, estratégia, e principalmente paciência. Talvez você faça um trabalho de formiguinha no início, mas o retorno certamente virá, basta que você saiba como evitar o maior erro de vender e não enxergar a cor do seu dinheiro.

O que vou te contar agora pode literalmente te salvar de cometer o que eu chamo de “insucesso”.

Mas antes de detalhar qual o maior erro, vamos falar dos dois caminhos que você pode seguir. O primeiro caminho é o que a grande maioria tem seguido. São pessoas que vendem e não vêem o dinheiro delas.

O segundo caminho que poucos conseguem trilhar é o caminho das pessoas que conseguiram organizar o fluxo da empresa e hoje estão bem sucedidas, vendo o retorno do dinheiro investido.

E aqui está o maior erro que você precisa evitar se quiser ver a cor do seu dinheiro.

 

Entenda o Ciclo Operacional da sua Empresa

Você deve entender e evitar de sair vendendo sem o mínimo de controle do seu fluxo operacional.

Já ouviu falar nele?
Se sim, vale a pena relembrar. Se não, fique até o final e entenda.

 

Passo a Passo

No começo temos a entrada do produto no seu estoque, depois a venda e por último o recebimento. Porém, muita coisa acontece nesse meio tempo.

Por exemplo, entre a entrada do produto e a venda você com certeza terá contas à pagar, manutenção do estoque e principalmente, pagar por ele. Depois de todos estes custos é que a venda é realizada e a partir daqui que você começa a contar o recebimento.

Desde o período que você pagou o seu estoque até o recebimento, o dinheiro praticamente sumiu. Ele não existe mais!

Ele não está na mão do fabricante, nem na sua e provavelmente também não estará na mão do cliente, pois como você vende produtos, é bem possível que ele já tenha sido utilizado.

E por isso que podemos afirmar que: “De certa forma o dinheiro sumiu”.

É neste ponto que você pensa estar quebrado, sem fluxo, querendo fechar a empresa.

Clique aqui e assista o vídeo que eu falo sobre Acertar na hora de Colocar o Preço nos produtos. Isto pode te ajudar a montar uma estratégia inteligente de precificação e melhorar ainda mais o teu fluxo.

Ok! Agora que você já conhece qual o erro, deixa eu te mostrar os passos que você precisa seguir:

 

1) Negocie prazos maiores

Se teus fornecedores lhe oferecem prazo de pagamento entre 14 dias, 21 dias ou 28 dias, significa que você pode tentar dividir os pagamentos pelo menos em duas parcelas.

Pior ainda se você tiver um fornecedor de anos e que ainda exija compras com pagamentos à vista. Neste caso negocie o quanto antes algum prazo ou parta para um novo fornecedor que possa lhe ajudar.

 

2) Vantagens para pagamento à vista

Faça promoções e ofereça descontos para atrair o pagamento à vista de seus clientes, sendo assim você não fica esperando 14, 21 ou até mesmo 28 dias até cair na conta (além de garantir 100% dos recebimentos).

Se você entender este ciclo, as coisas na sua empresa serão bem diferentes.

Espero ter te ajudado.

Forte abraço e até a próxima.

 

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