Será que fabricar Produtos de Limpeza vale mesmo a pena?

Eu já tive este sonho: “Ter uma fábrica de Produtos de Limpeza, ter uma marca reconhecida no mercado e ficar rico!”.

Não sei você, mas este é o sonho de boa parte das pessoas que conversam comigo. Meu objetivo não é acabar com o teu sonho, o que não quero é que ele vire um pesadelo.

Pretendo neste texto trazer algumas dicas e sugestões que talvez lhe ajudem a tomar a melhor decisão.

É fácil abrir uma fábrica de produtos de limpeza?

Tudo na vida é relativo. O que pra mim pode ser fácil, para você pode parecer impossível e vice-versa.

Existem dois aspectos que precisamos levar em consideração:
1º – Ter capital e conhecimento para iniciar as operações;
2º – Não ter capital e tampouco conhecimento das atividades.

Basicamente você precisa responder em qual das duas categorias você se encontra no momento. Ter dinheiro não é garantia de sucesso, porém para quem deseja adquirir equipamentos, matéria-prima, embalagens e entre outras coisas, o capital passa a ser um grande aliado.

Isto não significa que é um mercado apenas para ricos. Muito pelo contrário, temos inúmeras histórias de empreendedores que começaram fabricando produtos de limpeza na própria residência e, após alguns anos, construíram um Império.

Entenda o Mercado

O maior erro dos novos empreendedores que desejam fabricar produtos de limpeza, está no fato não conhecerem o mercado.

Acreditam que criando um produto terão vendas recorrentes e com isto atingirão o sucesso que todos nós procuramos.

Acontece que as coisas não funcionam desta maneira. Você pode acreditar que na sua região as pessoas gostem de Desinfetantes no aroma Lavanda. Resolve fabricar e quando vê, os clientes começam a pedir apenas o aroma Floral.

Este é um exemplo muito simples, mas que acontece frequentemente para quem fabrica ou revende produtos de limpeza.

Por isto, o mais importante para você que deseja empreender neste segmento é entender, primeiramente, o Mercado que pretende atingir, quem serão os clientes, quais serão os produtos e por aí vai…

Defina seu Público-Alvo

Você entendendo o Mercado, quem são teus concorrentes, que tipo de produto fabricar ou revender, daí é hora de analisar os potenciais clientes da empresa.

A ideia é atender apenas Pessoa Física, como cliente final, ou o objetivo será atender Pessoa Jurídica, como empresas, condomínios e outros?

Esta fase de análise ajuda e muito a empresa ter um norte e saber como fazer para atingir os objetivos.

Pense em terceirizar a fabricação

A burocracia para montar uma fábrica de produtos de limpeza é tão grande que uma das saídas é buscar por empresas parceiras e terceirizar a produção.

Vejo isto como uma excelente ideia, afinal você passa a ficar livre para focar nas vendas, ao invés de passar boa parte do seu tempo produzindo, indo atrás de bombonas, e ainda por cima correndo o risco da fiscalização fechar o teu estabelecimento em função de não ter todos os registros.

 

Pense bem nas duas possibilidades: fabricar ou revender.

Vá com calma, não tenha pressa na tomada de decisão. Evite matar o seu sonho, porém cuide para não “viajar” tão alto que acabe perdendo o controle.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Daniel Cardon

 

Categorias: Negócios